Vítima do sistema: “V.”

 

Atividade prática – pedagógica

 A construção de uma democracia cognitiva discute a produção e a difusão de conhecimentos que, através dos mais recentes meios de comunicação, não estão mais restritos ao âmbito das instituições de ensino. Diante disso, há uma exigência natural da sociedade para que essas instituições se apresentem não apenas como simples depositários do saber, mas como canais de acesso crítico aos conhecimentos e informações e encontrem, cada vez mais, caminhos para interferir na realidade. Antônio Carlos Caruso Ronca

 

Pesquisa etnográfica no estágio de docência: Bio- Panorama pedagógico pessoal, depoimento comunicativo, para estudantes de Introdução à Pedagogia sobre exercício profissional após graduação.

 

Dinâmica didática: INVESTIGAÇÃO DE UM CASO CRÔNICO

Público investigador: 29 estudantes de graduação+ 1 estudante de pós-graduação.

Tema escolhido para a vítima: Em síntese, o lugar do exercício pedagógico: dicas e atalhos da travessia profissional do século 20 para o século 21.

Concepções da vítima:  ser Pedagoga é um modo de ser e estar no mundo, dentro e fora da escola, porque educação está em todo lugar e em tudo na vida.  O curso de pedagogia é apenas um dos muitos recursos para deixar de ser ingênua e ter uma posição crítica em relação às esperanças do mundo, mas é o único que certifica para exercício profissional.  

Objetivo da investigação: investigar currículos de formação nas vivências pedagógicas compartilhadas em prática-teoria com estudantes de graduação em Pedagogia, usando sintaxe de didática comunicativa.

Objetivos específicos das dinâmicas didáticas: teorizar educação; analisar prática didática; sintetizar comparações; identificar aproximações e distanciamentos entre concepções de currículo; interpretar mapa biográfico; ler mosaico de ideias; escrever relatos breves; expor seleção de modelos didáticos.

Método de investigação: Como saber? Método de pesquisa etnológica (gênese, arqueologia, biografia, sócio-histórico). Apontamentos e registros de fotos e vídeos.

 

Metodologia de investigação: dialética - prática- teoria- prática para ler e escrever; atividades de dinâmica comunicativa para expressão oral e escrita individual, em pares, em grupos; perguntas mediadoras; leitura de mundo compartilhada pela turma de estudantes para identificação de percurso de vida; verificação de aproximação e distanciamentos do eixo curricular de pedagogia para exercício profissional em educação; registro criativo.

 

Materiais/equipamentos/instrumentos disponíveis: bloco de folhas 10x10cm, folhas A4, canetas, celulares pessoais, internet, redes sociais, fita adesiva, caneta para quadro branco, canetas coloridas, etiquetas coloridas (opcional) barbante, pregador de varal, sucatas, cola branca; tesouras; pranchetas.

 

Avaliações: Quem define o valor do que aprendeu? Sugestões de critérios, apresentação teve coerência entre teoria-prática; os temas foram expostos de forma coesa; a apresentação oral teve fluência; os temas abordados denotaram relevância; as atividades desenvolvidas eram pertinentes; os argumentos defendidos tiveram sentido; o exercício foi significativo; no total a atividade resultou em aprendizagem; houve resultado na aplicação dos recursos; a atividade foi desenvolvida no prazo. Números: Nota máx., nota mínima, mediana, moda, média, distribuição de frequência, provas. Formativo: autoavaliação, avaliação entre pares, avaliação externa.

 

Fontes: Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia - diurno - FE/UnB

 


 

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